sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cuidados com o coração

Dia 29 de setembro foi o Dia Mundial do Coração, data instituída pela Federação Mundial do Coração – World Heart Federation – para incentivar ações de prevenção contra os malefícios coronários. As campanhas visam conscientizar a população – atletas ou sedentários – não apenas sobre a realização de exames preventivos, mas também quanto à adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática esportiva.

“É uma data para reforçar as ações de prevenção”, conta o Dr. Marcelo Cantarelli, cardiologista da Angiocardio e diretor da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O Dr. Marcelo lembra que o número de mortes por enfarto em mulheres no mundo é seis vezes maior do que por câncer de mama. “É a segunda causa de morte no País, 300 mil pessoas por ano morrem de enfarto de miocárdio no Brasil. No mundo são mais de 17 milhões”.

Segundo o doutor, o primeiro passo que uma pessoa deve dar no Dia Mundial do Coração é se perguntar “O que eu já fiz pelo meu coração?”, como explica ele. “Muitas doenças não são detectadas até estarem em um estágio avançado. É um órgão interno, às vezes tem algo errado, mas não está aparente”, diz o Dr. Marcelo.

Hoje em dia, a procura pelos exames antes do início de uma prática esportiva é mais comum no Brasil. “Há uma educação maior quanto a isso, o brasileiro já criou essa cultura”, comenta o médico.

“A primeira coisa é ir ao médico para medir se o coração é saudável como se pensa”, afirma. Para quem já pratica atividade física, o recomendado é que nesse exame seja realizado um teste de esforço físico para saber se o coração responde normalmente à demanda do corpo.

O cardiologista alerta para quem resolve começar a correr sem conhecer sua condição. “O teste é que pode dizer se ele pode correr”, esclarece. Um teste ergométrico avalia as reações cardiovasculares do indivíduo, como pressão, frequência cardíaca e possíveis arritmias.

A partir desse momento, caso não apresente irregularidades e nem fatores de risco – como pressão alta, obesidade, sedentarismo, estresse, colesterol alto, diabetes, tabagismo ou herança familiar – a pessoa pode começar a prática das atividades físicas. Em caso contrário, evidentemente, deve se iniciar o combate ao fator de risco em questão.

Exercícios são aliados do coração - Para o Dr. Marcelo, hábitos saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento do órgão. “Cuidados com a alimentação e atividade física regular auxiliam no combate aos fatores de risco”, conta o médico.

A prática de exercícios regula a pressão, diminui o grau de glicemia, combate a obesidade, o stress e auxilia na substituição de vícios, como o tabagismo. “A pessoa substitui o vício no cigarro pelo vício saudável em endorfina – o hormônio liberado pela atividade física que dá prazer”, esclarece.

Não é necessário ser um superatleta para reduzir os riscos. “Uma caminhada de no mínimo 30 minutos por dia, três vezes por semana, já é o suficiente para uma pessoa não ser considerada sedentária”, explica Dr. Marcelo.

Alimentação não precisa ser radical - Uma alimentação balanceada não é sinônimo de comida sem sabor. “O mais importante é que a pessoa tenha conhecimento do que é bom e do que é ruim para o organismo”, comenta o especialista. O médico acrescenta que é preciso ter a consciência do que não faz bem e saber dosar, sem ser radical. “Não precisa deixar de comer a pizza no final de semana”, brinca o doutor.

“É só saber que comidas tem excesso de gorduras saturadas e evitar abusos de sal ou açúcar”, conta ele. Uma alimentação que inclua legumes, verduras, grãos e cereais é o mais indicado. Carnes e massas são permitidas, mas deve-se evitar as mais gordurosas ou que levem muito molho. “Prefira uma carne grelhada a um strogonoff”, comenta.

Azeite e castanhas são mais calóricos – não indicados para quem quer emagrecer - mas extremamente saudáveis para o coração. “Basta incluí-los na sua alimentação. Pouco a pouco você vai se reeducando”, conclui o cardiologista.

Até breve,
@Gregnani85
Fonte: http://www.webrun.com.br/home/n/conheca-dicas-para-manter-a-saude-do-seu-coracao/12766

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Em caso de "dor nas costas", continue se exercitando!

Em caso de dor nas costas, movimente-se. De acordo com pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, pacientes com lombalgia aguda que foram orientados a permanecer ativos — apesar da dor —, se recuperaram melhor do que aqueles que diminuíram sua atividade por causa da dor.

Durante o levantamento de dados, foram analisados 109 pacientes com lombalgia aguda. Eles foram, então, divididos em dois grupos: aqueles que ficaram ativos, independente da dor sentida, e aqueles que tiveram de ajustar a atividade em função da dor. Os voluntários mantiveram ainda um diário por sete dias, onde anotavam quantos passos davam por dia, o quanto conseguiam realizar as atividades do dia-a-dia e como eles se sentiam fisicamente. Eles ainda completaram um formulário que indicava se estavam depressivos.

Apesar de apresentar mais dores, o grupo que se manteve o mais ativo possível recuperou-se mais brevemente e não se sentiu deprimido no fim do estudo. "O outro grupo, orientado a ajustar suas atividades à dor, tinha menos mobilidade e se sentiu um pouco mais deprimido", diz Olaya-Contreras, pesquisadora da Universidade de Gotemburgo.

De acordo com Olaya, a diferença pode acontecer porque algumas pessoas que estão deprimidas e com dor acabam vivendo a dor de maneira mais aguda. Uma outra explicação seria que quanto mais aguda a dor é percebida, menos a pessoa quer ou é capaz de se mover.

"Acredito que em casos de lombalgia aguda, o melhor é tentar continuar tão ativo quanto possível, e fazer as atividades diárias o melhor que se conseguir. Se você não permanecer se movendo, é fácil entrar num círculo vicioso. Isso porque a inatividade combinada à dor pode, no pior cenário, se transformar em uma incapacitação em longo termo e em inabilidade para trabalhar — o que pode levar à depressão e a mais dor."

As lombalgias agudas afetam mais de 80% das pessoas em idade profissional em algum momento da vida, embora a maioria melhore. A dor lombar pode ser recorrente. De 85% a 90% dos casos, a dor não pode ser atribuída a uma doença específica ou lesão.
Até breve,
@Gregnani85

Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/noticias/para-dor-nas-costas-o-melhor-e-se-manter-ativo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Suplementação com Carnitina

A L-carnitina tem sido utilizada como um suplemento alimentar destinado a queima de gordura, estando presente nas formulações denominadas termogênicas.A relação da carnitina com o metabolismo dos ácidos graxos se dá por conta desse composto integrar um complexo que transfere os lipidios do citosol da célula para a mitocôndria, aonde acontece a maior parte da produção de energia da via aeróbia.
Os defensores da utilização da carnitina baseiam-se na hipótese de que uma maior quantidade de carnitina dentro das células musculares aumentaria a oxidação dos lipidios durante o exercício, assim como durante o período de repouso.
Essa hipótese não encontra respaldo na literatura científica, já que a grande maioria dos estudos em que é administrada a carnitina de forma isolada, não demonstra diferenças estatísticas significantes dos parâmetros metabólicos como as concentrações de acidos graxos livres, por exemplo.De forma semelhante, parâmetros antropométricos como peso corporal, percentual de gordura e o IMC também não demonstram grandes variações quando se compara grupos que utilizaram deste suplemento e praticaram exercícios e grupos que só realizaram exercícios fisicos.
A justificativa fisiológica para esta dificuldade de comprovar a eficácia da carnitina como termogênico pode residir no fato dessa substância não interferir em outros processos que desempenham função importante na maior oxidação de gorduras, como a quantidade das proteínas transportadoras de lipidios (FABPc), por exemplo, ou interferir na disponibilidade de ácidos graxos livres em repouso.
Assim, parece que a carnitina é um componente do metabolismo lipídico, porém sua concentração não é o fator “chave” para promover uma maior oxidação de gorduras, já que foi demonstrado por pesquisas que obesos mórbidos tem uma quantidade de carnitina 2 vezes maior que os controles com IMC menor que 25.
Em contrapartida, sabe-se que a concentração de carnitina declina com a idade e pode ser menor em pessoas que adotam dietas vegetarianas, pois alguns dos compostos necessários para a síntese de carnitina provém de fontes animais.É possível que para essas populações, uma suplementação com carnitina possa suprir essa deficiência, e especifcamente nestes casos tenha uma aplicação prática interessante.
Até breve,
@Gregnani85

Referências: The supplementation of L-carnitine does not promote alterations in the resting metabolic rate and in the use of energetic substrates in physically active individuals.FARIA COELHO,CHRISTIANE etal
                     Exercício, Emagrecimento e Intensidade do Treinamento
                     Luiz Carlos Carnevali Junior

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Exercícios físicos ajudam no combate à cefaleia tensional

A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça. Especialistas estimam que quase 90% das mulheres e aproximadamente 70% dos homens sofreram ou sofrerão dela em algum momento de suas vidas.

Ao contrário da enxaqueca, que na maior parte das vezes surge durante a adolescência, a cefaleia tensional geralmente começa na vida adulta.

A causa exata da cefaleia tensional é ainda desconhecida. Há muito tempo se acreditou que elas eram causadas por tensão muscular ao redor da cabeça e pescoço. No entanto, embora a tensão muscular possa estar envolvida, há muitas formas de cefaleia tensional e alguns cientistas acreditam que não há uma única causa para este tipo de dor de cabeça. 

Em muitos casos, os pesquisadores descobriram que pacientes com queixa de dores de cabeça frequentes, também apresentam graus variados de depressão, ansiedade e preocupação. O nome "cefaleia tensional", portanto, pode ser dito para descrever uma resposta do organismo às tensões e pressões emocionais, ao invés de apenas tensão muscular excessiva e consequente constrição das artérias do couro cabeludo, como já foi amplamente presumida.

O bruxismo (ranger os dentes), também propicia a cefaleia tensional, por provocar uma contração crônica do músculo temporal. Outras causas incluem: a fadiga ocular, má postura, cansaço, uso de álcool, fumo excessivo, uso excessivo de cafeína, sinusite, congestão nasal, esforço excessivo, resfriados e gripes.

Geralmente, ela começa no período da tarde ou da noite de um dia estressante. Com duração entre uma e seis horas. Ela costuma se apresentar como uma dor de cabeça com pressão na base do crânio ou em uma "faixa" , de intensidade leve a moderada, com uma sensação de tensão nos ombros e na parte traseira do pescoço.

Ao contrário da enxaqueca, a dor tende a ser de ambos os lados da cabeça e não é agravada pela atividade de rotina. Ao contrário da enxaqueca, habitualmente, não existem outros sintomas. Apesar destas diferenças, é sabido que as pessoas com cefaleia tensional regular, muitas vezes, têm enxaqueca coexistente.

E como podemos combatê-la?

O exercício físico regular, técnicas de controle do estresse, acupuntura, shiatsu, pilates, alimentação equilibrada e fazer pausas regulares das telas de computador e do trabalho são algumas maneiras de ajudar a reduzir a cefaleia tensional.

No entanto, se as dores de cabeça se tornarem mais intensas ou se estiver fazendo uso de analgésicos regularmente, é hora de consultar um médico.
Até breve,
@Gregnani85

Fonte: http://www.educacaofisicaa.net/2011/08/exercicios-fisicos-ajudam-no-combate.html

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Limitações na utilização do IMC

A relação entre o IMC e o risco de doenças e mortalidade é bem conhecida de todos e o índice de massa corporal se tornou um dos métodos mais conhecidos e difundidos de avaliar se uma pessoa está dentro do peso ideal ou não.O IMC trabalha com 2 variáveis, estatura e peso corporal, de onde se produz uma relação que classifica as pessoas basicamente  em 4 categorias: “abaixo de peso”, “dentro do peso”, “sobrepeso” e “obesidade”.
O estudo que serve de base para esse post analisou pessoas caracterizadas como obesas pelo IMC (valor acima de 30) em uma nova metodologia denominada “EOSS”, que leva em conta outros fatores relacionados ao estilo de vida e marcadores metabólicos.
A conclusão do estudo foi que nem todos os indivíduos classificados como obesos segundo o IMC precisavam realmente emagrecer por apresentar um maior risco de morte, já que a composição corporal e os parâmetros metabólicos apresentam uma relação muito mais fidedigna com os indicadores de mortalidade do que a simples relação entre peso e altura.
Dessa forma, é importante que os profissionais da área da saúde tenham consciência e conscientizem as pessoas que o peso corporal não deve ser o único foco de preocupação quando pensamos em ter e/ou proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Outra conclusão que poderíamos extrair dessas pesquisas é que uma abordagem multidisciplinar é sempre a melhor opção, pois a nova metodologia inclui uma parte de exames clínicos, uma análise alimentar adequada e análise de dados antropométricos e de composição corporal, englobando e requerendo a interação de profissionais da área da saúde de diferentes especialidades.
Até breve,
@Gregnani85

Referência:http://www.educacaofisica.com.br/noticias/nem-toda-pessoa-com-imc-alto-precisa-emagrecer-diz-estudo

domingo, 25 de setembro de 2011

Relação entre a duração do treinamento e emagrecimento

A ciência vem demonstrando de diversas formas as vantagens de treinamentos de alta intensidade e curta duração sobre treinamentos de intensidade mais baixa e duração mais longa para promover emagrecimento.
Desta vez, um estudo australiano comparou os resultados de perda de peso em mulheres que se exercitavam por períodos longos com intensidade baixa e períodos curtos com intensidades elevadas.Os resultados demonstraram uma perda de peso por parte do grupo de alta intensidade, enquanto que o grupo de mulheres que realizava o trabalho mais longo ganhou 500 gramas em relação a pesagem inicial pré-teste.
Uma possível explicação para essa diferença seria os efeitos de exercícios de diferentes intensidades sobre o apetite, pois exercícios de intensidade baixa e longa duração aumentam a secreção do hormônio grelina, que é um potente estimulador da fome.De forma oposta, sabe-se que os exercícios de alta intensidade promovem um aumento na secreção de hormônios anorexígenos, como por exemplo a leptina.
Além da questão da regulação do apetite, deve-se considerar que o exercício de alta intensidade promove um aumento maior nas enzimas responsáveis pela oxidação de gordura, por exemplo a AMPK,além de promover um aumento de proteínas responsáveis por sinalizar genéticamente a criação de novas mitocôndrias.
É importante ressaltar que apesar de toda a superioridade do trabalho de alta intensidade, é importante adotar cautelas quando da prescrição desse tipo de trabalho para pessoas que estão iniciando a prática de exercícios, pois também é fato que uma maior intensidade de trabalho também aumenta a vulnerabilidade a possíveis lesões em populações com pouco condicionamento físico.
Até breve,
@Gregnani85

Referências: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/estudos-mostram-que-passar-horas-malhando-pode-ate-engordar
                      Effect of exercise intensity on skeletal muscle malonyl-CoA and acetyl-CoA carboxylase.Rassmussem,B.B;Winder,W.W
                     Exercício, Emagrecimento e Intensidade de treinamento
                     Luiz Carlos Carnevali Jr.                    

sábado, 24 de setembro de 2011

Recomendações do novo guia alimentar

Um novo guia alimentar lançado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard promete ser o substituto da tradicional pirâmide alimentar. O Healthy Eating Plate (HEP, Prato de Alimentação Saudável, em tradução literal) é um modelo visual que indica quais são as melhores opções para tornar a refeição saudável. Assim como o MyPlate, o guia alimentar lançado pelo governo dos Estados Unidos neste ano, o HEP é simples e fácil de entender.

Apesar de usar os mesmo elementos visuais do MyPlate, os pesquisadores garantem que o novo guia é uma versão melhorada. Isso porque o MyPlate indica apenas a proporção de cada classe alimentar na refeição, sem especificar quais as opções mais saudáveis – como qual o melhor carboidrato: integral ou refinado. O guia do governo também não indica alerta, em sua seção de proteínas, que alguns alimentos com alto valor protéico, como peixes, aves, feijão e nozes, são mais saudáveis do que as carnes vermelhas processadas.

Segundo os pesquisadores de Harvard, o guia do governo é ainda omisso sobre quais gorduras são benéficas à saúde, além de recomendar laticínios em todas as refeições, mesmo com a existência de poucas evidências de que o consumo elevado de fato proteja contra a osteoporose. Não há ainda menção sobre as bebidas açucaradas.

“Infelizmente, o MyPlate do Departamento de Agricultura dos EUA, mistura ciência com influência de poderosos interesses agrícolas. Isso não é a receita para uma alimentação saudável", diz Walter Willett, professor de Epidemiologia e Nutrição e chefe do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. "O Healthy Eating Plate é baseado nas melhores evidências científicas disponíveis e fornece aos consumidores as informações que eles precisam para fazer escolhas que podem afetar profundamente sua saúde e bem estar."

A indicação da quantidade de cada classe de alimentos é sugerida como uma proporção relativa – não há indicação de uma quantia base ou de um total de calorias. De acordo com os pesquisadores, não é a ideia do guia montar um prato fechado, porque as calorias variam de pessoa para pessoa. O objetivo é de apenas ilustrar a forma mais adequada de se fazer uma refeição saudável.
As indicações incluem:

Legumes:
Coma uma variedade abundante, e quanto mais, melhor. No entanto, o consumo limitado de batatas é recomendado, porque ela tem efeito similar aos grãos refinados e aos doces. Ingerir muita batata pode causar picos de açúcar no sangue, o que é fator de risco para o diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças crônicas.

Frutas: Escolha um arco-íris de frutas todos os dias.

Cereais integrais: Opte por cereais integrais, como aveia, pão integral e arroz integral - grãos refinados, como pão branco e arroz branco, têm ação similar ao açúcar no corpo. Comer muitos grãos refinados pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Proteínas saudáveis: Escolha peixes, aves, feijão ou nozes, que contêm nutrientes saudáveis. Limite carnes vermelhas e evite carnes processadas, já que ingerir mesmo pequenas quantidades delas rotineiramente aumenta o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2, câncer de cólon e ganho de peso.

Óleos saudáveis: Opte pelo de oliva, canola e outros óleos vegetais na culinária, em saladas, e na mesa. Essas gorduras saudáveis reduzem o colesterol prejudicial e são boas para o coração. Limite manteiga e evite a gordura trans.

Água: Beba água, chá ou café (com pouco ou sem açúcar). Limite a ingestão de leite e laticínios (1-2 porções por dia) de e suco (1 copo pequeno por dia). Evite bebidas açucaradas.

Até breve,
@Gregnani85

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/pesquisadores-de-harvard-lancam-novo-guia-alimentar

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Benefícios dos exercícios para o tratamento de fibromialgia

A fibromialgia (FM) pode ser definida a grosso modo como uma síndrome de “amplificação da dor”, o que promove diversos incômodos aos pacientes que são acometidos por essa doença.Além dos impactos físicos, existem distúrbios de ordem psicológica/emocional relacionados a essa síndrome.A sua etiologia é desconhecida e sua ocorrência é predominante em mulheres na faixa etária de 30 a 60 anos.
Quando confrontamos os benefícios do exercício físico com os principais sintomas da FM já é possível inferir que a prática de atividade física seja extremamente benéfica para essas pessoas pois o exercício físico reconhecidamente tende a aumentar o condicionamento físico, o que poderia diminuir a sensação de fadiga, diminui as dores musculares de uma forma geral e melhora também aspectos psíquicos que são afetados pela FM.
Alguns estudos nessa área tem demonstrado benefícios tanto de exercícios aeróbicos, quanto alongamentos e do treinamento de força.É importante no entanto tomar algumas precauções extras a respeito da intensidade e frequência das sessões principalmente no período inicial de treinamento para evitar que os exercícios potencializem alguns efeitos físicos como as dores e a fadiga muscular, bem como a tensão, pois estes fatores sem dúvidas dificultam adesão desses pacientes a um programa de atividade física.
Então aqui mais uma vez vale aquele conceito de dar “remédio na dose certa”, realizando uma progressão de carga bem gradual, priorizando atividades que tenham baixo impacto orgânico inicialmente, para que as pacientes de FM sintam os benefícios orgânicos do exercícios logo nas primeiras sessões o que fará com que elas incorporem exercício como parte de seu tratamento para toda a vida.
Até breve,
@Gregnani85

Referência:ttp://www.webartigos.com/articles/12887/1/propostas-de-exercicios-fisicos-para-o-tratamento-da-fibromialgia/pagina1.html

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Efeito da ausência de carboidratos no metabolismo da gordura

O verão está chegando, e com ele aumenta a procura e o interesse tanto pela prática de exercícios quanto pelas dietas que façam efeito quase que imediato na composição corporal das pessoas.Isso leva muitas vezes as pessoas a tomar caminhos e fazer opções que podem não ser das mais saudáveis e nem as mais efetivas.
Quando se trata de dietas, existem inúmeras fórmulas mágicas que se espalham com uma velocidade incrível e apoiadas por testemunhos das “celebridades” que atribuem a sua forma física a estas intervenções.
Entre estas, umas das mais tradicionais são as dietas que retiram totalmente os carboidratos da dieta, pois estes seriam um dos responsáveis pelos quilos a mais a serem eliminados para o verão.
Apesar do excesso desses nutrientes ser armazenado em forma de gordura, o que também ocorre com as proteínas, uma dieta que restringe demais os carboidratos, pode paradoxalmente diminuir a oxidação das gorduras.
Isso porque, os metabólitos do carboidrato dietético, especialmente uma substancia chamada oxaloacetato é responsável pela primeira reação química no processo que acaba por metabolizar a gordura corporal, portanto, uma quantidade razoável de carboidratos é necessária para que exista uma otimização no processo de oxidação de gordura.Possíveis falhas nesse processo levarão a gordura a ser estocada novamente na forma de triglicerídeos e promoverão uma maior oxidação das proteínas musculares como combustível energético.
Resumindo, intervenções que procurem balancear a dieta e optar pela substituição de alguns alimentos, como é o caso do arroz branco pelo integral podem ser mais efetivas tanto em termos de preservar o bom funcionamento do organismo quanto do ponto de vista da estética corporal.
Até breve,
@Gregnani85
Referência: Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
Willian Mcardle








 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vantagens do arroz integral sobre o arroz branco

O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. Enquanto o integral tem grãos intactos, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; o arroz branco polido não tem a película, por conseqüência tem menor valor nutricional.
“Eu indico o arroz integral na maioria das dietas pelo fato de ter uma maior concentração de nutrientes. A película tem uma maior concentração de fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome. Além disso, contém grande quantidade de vitamina B1 que é praticamente ausente no arroz branco”, explica o médico nutrólogo Maximo Asinelli.
O consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios. Diminui os problemas intestinais como a constipação; melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1; melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas. É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.
Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.
Porém, é importante ressaltar que a quantidade da porção do arroz integral deve ser a mesma. Apesar de ter um valor calórico um pouco maior, tem o índice glicêmico menor. Portanto, não há alteração calórica significativa na dieta. Por ser um carboidrato, desse modo um alimento energético, deve ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada pessoa.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte: http://www.treinototal.com.br/revista/2009/01/13/vantagens-arroz-integral/

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Coluna vertebral e exercícios físicos no período da manhã

Todos nós já ouvimos dizer que fisiologicamente o melhor período do dia para realizar atividade física é o período da manhã.Da mesma forma, todos nós já ouvimos falar que no período da manhã, logo que acordamos, estamos mais “altos” que no período noturno....mas por que?
Tratando do ponto de vista da coluna vertebral, a justificativa para o período da manhã ser mais indicado para o treinamento é a mesma que justifica a nossa maior estatura.O que ocorre é que pela manhã, logo ao acordar, nossos discos vertebrais estão mais hidratados por conta de termos passado 6,7,8 horas deitados, em uma posição que nossa coluna não sofre a ação da gravidade.Durante o dia, sofremos constantemente o impacto da força da gravidade, o que provoca o achatamento dos discos intervertebrais e uma perda consequente de estatura.
Além disso, é bom lembrar que nossos discos são amortecedores naturais, responsáveis por poupar nossas vértebras de choques constantes, preservando assim a estrutura dos ossos da coluna.Portanto, é presumível que um disco melhor hidratado amorteça mais impactos e pensando no fato que todas as nossas práticas, inclusive o exercício físico causam impacto sobre as vértebras, um treino realizado logo ao amanhecer pouparia a nossa coluna.
Esta afirmação é verdadeira para pessoas com discos vertebrais saudáveis, porém para pessoas que possuem protusões/hérnias discais, é contra-indicado fazer exercícios nesse período, pois o maior volume hídrico dentro do disco pode “vazar” pela protusão/hérnia, podendo provocar pinçamentos de nervos.
Até breve,
@Gregnani85
Referência: Aula EXERCÍCIOS POSTURAIS NA SAÚDE, ENVELHECIMENTO E DOENÇA: AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO.
                   Professor:Maria Claudia Vanicola

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prejuízos do excesso de exercício para o sistema imunológico

O exercício físico cada vez mais aparece como um “remédio” para os mais variados tratamentos de doenças e sua prevenção.Utilizando este conceito da atividade física como um “remédio”, as pesquisas mais recentes tem demonstrado em relação a ele o que já se conhece há muito tempo para as drogas medicamentosas tradicionais :”A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.
Assim, pesquisas recentes, inclusive realizadas aqui no Brasil, têm demonstrado os efeitos colaterais do excesso de exercício no corpo humano.Algumas descobertas em estudos realizados com atletas de elite por exemplo, demonstraram que estes indivíduos são 3 vezes mais sucetíveis a doenças como a gripe do que indivíduos “normais”.
Teoricamente, o exercício físico aumenta a qualidade das defesas corporais do organismo por conta de num primeiro momento causar uma “queda” no sistema imunológico, o que em seguida faz o corpo se adaptar promovendo uma maior renovação das células responsáveis por esse processo, os neutrófilos.Porém, pessoas submetidas a treinamentos extenuantes, como é o caso dos atletas de elite parecem promover uma queda tão brusca nas suas defesas orgânicas que mesmo o seu organismo altamente treinado não consegue acompanhar a velocidade de “reposição” celular necessária, tornando o organismo debilitado.
Outro mecanismo que influencia neste processo tem haver com os radicais livres, que são produzidos em quantidades maiores em atividades físicas mais intensas em relação a atividades mais moderadas.
Estas informações são importantes não só para indivíduos envolvidos em atividades competitivas, pois não é raro observar muitos de nós cometendo “exageros” nos treinamentos motivados por fatores diversos.
Torna-se extremamente importante conhecer e respeitar os nossos limites corporais para que não utilizemos a “dose errada do remédio”, esta responsabilidade compete a nós(educadores físicos) no sentido de orientar e controlar a progressão das cargas de treinamento de forma proporcional a evolução do condicionamento físico da pessoa, o que vale a pena ressaltar tem caráter totalmente individualizado.
Finalmente, para nós que não somos atletas e portanto não retiramos nosso sustento da atividade física, o pensamento que devemos ter como diretriz é que o exercício tem que ser adequado para o nosso corpo e não o inverso.Assim, as cargas tem que ser suportadas pelo organismo,tem que promover “desafios” para o nosso corpo, porém sem passar dos limites fisiológicos, para garantir que possamos aproveitar os benefícios do remédio sem experimentar os efeitos colaterais!
Até breve,
@Gregnani85

Referência:     http://www.educacaofisicaa.net/2011/09/exercicio-demais-prejudica-sistema.html#.TnMkt5-tgn8.twitter
Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
Willian Mcardle




 

sábado, 17 de setembro de 2011

Cientistas transformam gordura ruim em gordura boa

Cientistas da Universidade de Ohio (EUA) identificaram um mecanismo biológico que transforma gordura branca em marrom.

O homem tem dois tipos de tecido adiposo: o marrom, ligado à regulação da temperatura e abundante em recém-nascidos; e o branco, cuja função é acumular energia no corpo e está mais presente em adultos.

A gordura branca está associada à obesidade e à falta de exercícios. É a gordura indesejada e que muitos querem se livrar do excesso.

A novidade, publicada na edição de setembro da revista Cell Metabolism, poderá auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para tratar a obesidade.

Gordura boa

O processo de formação da gordura boa só foi desvendado em 2008.

Em 2009, outro grupo descobriu como modificar células para que estas produzam a gordura boa.

Descoberta receita para criar gordura boa, capaz de queimar calorias O novo estudo, feito em modelo animal, demonstrou que a transformação da gordura ruim em boa é possível devido à ativação de uma enervação e de um caminho bioquímico que começa no hipotálamo (área cerebral envolvida no balanço energético) e que termina nas células adiposas brancas.

A transformação das gorduras foi observada quando os animais foram colocados em um ambiente mais rico, com maior variedade de características e desafios físicos e sociais.

Ambiente estimulante

Os camundongos foram colocados em recipientes contendo rodas de girar, túneis, cabanas, brinquedos e diversos outros elementos, somados a alimento e água em quantidades abundantes.

Um grupo controle também foi exposto a água e alimento sem limites, mas em ambiente sem dispositivos para que pudessem se exercitar.

Segundo os cientistas, a maior transformação de gordura branca e marrom foi associada a um ambiente fisicamente estimulante, mais do que à quantidade de alimentos ingerida.

"Os resultados do estudo sugerem o potencial de induzir a transformação de gordura branca em gordura marrom por meio da modificação do nosso estilo de vida ou pela ativação farmacológica desse caminho bioquímico", disse Matthew During, professor de neurociência e um dos autores do estudo.
Até breve,
@Gregnani85

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/cientistas-transformam-gordura-ruim-em-gordura-boa

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Descoberto processo natural que elimina o colesterol

Cientistas da Universidade de Ottawa, no Canadá, descobriram que uma rota bioquímica bem-conhecida, chamado autofagia, também mexe com o colesterol e pode ser responsável por enviá-lo para fora das células.

O Dr. Yves Marcel e seus colegas demonstraram que a autofagia - que significa auto-digestão - é responsável por "engolir e digerir" o colesterol acumulado nas paredes das artérias.

Esse processo facilita a remoção do colesterol e pode representar um alvo totalmente novo para reverter a aterosclerose, a principal causa de ataque cardíaco e derrame.

Acúmulo do colesterol

Há uma necessidade urgente de compreender como a acumulação de colesterol nas artérias pode ser revertida, dada a incidência cada vez maior dos problemas que ele causa.

O colesterol se acumula nas paredes das artérias, podendo causar a aterosclerose, também conhecida como estreitamento das artérias, o que provoca bloqueios e reduz o fluxo sanguíneo para o coração. Isso muitas vezes culmina em ataques cardíacos e derrames.

"A constatação de que a autofagia também funciona para digerir e liberar o colesterol das células e o fato de que sabemos que esta via é regulada dá esperança para o desenvolvimento de novas drogas que possam ativar a exportação do colesterol das paredes das artérias", disse Marcel.

Importância do colesterol

O trabalho vem mostrar a enorme complexidade da bioquímica envolvendo o colesterol.

Já se sabe, por exemplo, que não é só a quantidade de colesterol bom que importa e que o colesterol ruim não é tão ruim quanto se pensava.

O colesterol é importante para a estrutura da célula.

Os problemas surgem quando colesterol demais é depositado dentro das paredes da artéria coronária - a origens da doença arterial coronariana.

Os pesquisadores agora estão investigando como este processo está envolvido no desenvolvimento da aterosclerose, um passo que pode ajudar os especialistas em medicina cardiovascular entender e encontrar uma nova maneira de deter a progressão da doença de coração.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/descoberto-processo-natural-que-elimina-o-colesterol

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Radicais livres e controle do apetite

A pesquisa que é referência para o post de hoje ilustra como o equilíbrio do nosso organismo, conhecido tecnicamente como homeostase é um processo extremamente complexo e dinâmico.
O estudo em questão, realizado nos Estados Unidos, descobriu que existe uma relação entre a concentração de radicais livres na região do hipotálamo, que é  responsável por regular diversos processos corporais, e as sensações de fome e saciedade.
A experiência foi realizada com ratos obesos, e detectou que aqueles em que era promovido um aumento na concentração desses radicais tinham uma inibição do apetite.Isso abriria a possibilidade de discussão de algum tipo novo de terapia anti-obesidade com base nos radicais livres.
Porém, é importante salientar que os radicais livres, cuja formação é um processo natural no organismo e pode estar aumentada em virtude de diversos fatores como estresse e tabagismo por exemplo, causa diversos danos a saúde e está ligado diretamente ao processo de envelhecimento.
Uma outra forma de aumentar a produção de radicais livres é a prática de exercícios físicos, porém a grande vantagem é que as defesas anti-oxidantes do nosso organismo aumentam para acompanhar e evitar problemas, o que não ocorre quando os radicais livres são formados por outras vias.
Este último tópico me faz pensar na possibilidade de haver alguma ligação entre os radicais livres, mesmo que de forma indireta e o aumento na sensação de saciedade e/ou diminuição do apetite induzida por algumas formas de exercício.Sobre essa possibilidade, vou pesquisar algo e se encontrar vou compartilhar com vocês!
Resumindo, a ciência é fascinante porque a cada nova pesquisa, é possível mudar e/ou quebrar vários paradigmas, pois substâncias como os radicais livres, que eram vistas como um dos grandes vilões no corpo humano estão sendo reconhecidas agora como benéficas em algumas situações desde que estejam na hora e lugar certo dentro do organismo.
Até breve,
@Gregnani85
Referência:http://www.educacaofisica.com.br/noticias/radicais-livres-sao-cruciais-no-controle-do-apetite
                  Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                  Willian Mcardle


 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Índice Glicêmico (IG)

O índice glicêmico (IG) proporciona uma medida da velocidade com que o conteúdo de glicose dos alimentos que consumimos cai na corrente sanguínea e chega nos tecidos, ou seja dentro das células.
Este índice é obtido de forma indireta pela medida da resposta insulínica a uma determinada quantidade de alimento em um dado  tempo, relativamente a um conteúdo de 100 g de glicose.A partir disso, se obtém um “ranking” ou uma classificação dos alimentos, posicionando-os em três faixas para a resposta a insulina:alto IG, médio IG e baixo IG.
A composição química dos carboidratos é o fator que influencia seu IG, independente do tamanho das cadeias de carbono.Assim, carboidratos que tem um maior teor de fibras alimentares por exemplo, tem um IG mais baixo do que alimentos refinados.
Conhecer o índice glicêmico dos alimentos é importante por diversas razões que podem ser relacionadas tanto a questões de saúde quanto a prática de exercícios.A insulina, que é o hormônio responsável pela entrada da glicose nas células, e como vimos alguns alimentos causam respostas maiores desse hormônio e outros uma resposta bem mais discreta.
Altas concentrações de insulina frequentes no organismo podem causar o aparecimento da temida resistência a insulina, que pode iniciar um quadro de diabetes.Outro ponto que deve ser levado em conta, é que a insulina acaba por diminuir a “queima” de gordura,o que pode favorecer ao acúmulo de quantidades excessivas de lipídios no organismo.
Em relação ao exercício, é fato que devemos consumir algum tipo de carboidrato 1 hora antes de nos exercitarmos para prover a energia necessária, porém, temos que ficar atentos ao IG do carboidrato, pois alimentos com um alto IG poderão ocasionar uma hipoglicemia de rebote (baixo açúcar no sangue), o que será extremamente prejudicial para o desempenho no exercício.
Em compensação, se o seu objetivo for se recuperar de um treino intenso, nada melhor do que utilizar alimentos com IG de moderado a alto, pois a reposição dos estoques de glicogênio muscular e hepático será muito mais rápida.
Resumindo, o IG é mais um exemplo do quanto a nutrição é importante para manter/melhorar a saúde e melhorar nosso desempenho na prática dos exercícios.
Link da tabela de IG:http://www.diabetes.org.br/attachments/212_Tabela_de_IG.pdf
Até breve,
@Gregnani85

Referência:Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
Willian Mcardle

 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fatores que influenciam no relógio biológico

A quantidade de luz influencia a produção do hormônio do sono, a melatonina. Por isso que é tão importante estar em um ambiente escuro e tranquilo para dormir bem. Isso tudo também interfere no relógio biológico, que é a disposição natural para dormir e acordar – algo que pode mudar bastante durante a vida.

A diferença entre o relógio biológico e um relógio de pulso é exatamente a grande capacidade de tolerância que o organismo humano apresenta. Enquanto um bom relógio de pulso é aquele que nunca se atrasa ou adianta, um relógio biológico saudável tem grande capacidade de se ajustar aos desafios temporais. Mas, se a pessoa abusa, o corpo sofre.
Fatores genéticos determinam as características e diferenças individuais de cada relógio. Quem é mais noturno provavelmente começa a liberar melatonina mais tarde, então o sono vem mais tarde também.

Não existe um consenso sobre o que um trabalhador noturno deve comer à noite, se deve ingerir algo como se fosse dia ou se é melhor manter refeições mais leves. O metabolismo diminui à noite, por isso em teoria o melhor seria evitar alimentos pesados.

Hormônios
O cortisol é o hormônio que nos deixa em alerta. Há um pico pela manhã, entre 7 e 8 horas, e à noite ele atinge o ponto mais baixo. Já o hormônio de crescimento aumenta dependendo da hora do jantar e do sono. Atinge o pico durante o sono e cai quando a pessoa acorda. O hormônio da saciedade leptina, por sua vez, tende a subir à noite e baixar ao longo do dia.

Se houver problemas de ajuste de horário biológico, é ideal fazer uma avaliação clínica com uma equipe multidisciplinar especializada, compostas por médicos, psicólogo e nutricionista.

Até breve,
@Gregnani85
Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/luz-hormonios-e-fatores-geneticos-influenciam-sono-e-relogio-biologico

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Exercício físico combate efeitos do HIV

A prática de atividades físicas transforma-se cada vez mais em instrumento de promoção de saúde não só pelo seu potencial preventivo, que é já bem conhecido da comunidade científica, como também mais recentemente pelo seu potencial terapêutico no tratamento e atenuação de prejuízos causados ao corpo por diversas doenças e pelas medicações utilizadas nos tratamentos.
Nesse sentido, a Prefeitura de São Bernardo do Campo mantém a cerca de 1 ano um programa de atividades físicas especializado no atendimento de pessoas com o vírus HIV.O espaço consiste em aparelhos de musculação, como em uma academia tradicional, aonde os paciente realizam trabalhos para combater um dos efeitos colaterais do tratamento do vírus, a lipodistrofia, que provoca desequilíbrios no conteúdo de gordura corporal e sua distribuição.
O programa tem obtido bons resultados com os 68 pacientes participantes, tanto para combater esse problema que é o alvo primário, quanto para aumentar e manter a massa muscular desses pacientes.Outro fator muito importante em que o programa está sendo efetivo é na melhora da auto-estima e integração social promovida entre os pacientes.
Uma grande preocupação quando se fala em prática de exercício e pacientes com HIV é em relação aos efeitos da atividade física sobre o sistema imunológico destes pacientes, já que sabidamente eles possuem uma fragilidade e o exercício físico tem como efeito agudo promover uma queda do sistema imune.
Porém, assim como no programa citado acima, uma pesquisa realizada utilizando treinamento concorrente por 12 semanas, com uma intensidade crescente, só obteve como resultados a melhora da aptidão física geral dos indivíduos.
Importante ressaltar a relevância deste resultado, pois, uma alegação clássica para a utilização do treinamento concorrente é o seu efeito potencial de sobrecarga que pode resultar no fenômeno do overtraining, que pode se manifestar,dentre outras formas, por uma debilidade no sistema imunológico.
Em resumo, parece que um treinamento bem planejado e com a distribuição adequada das cargas de treino pode trazer benefícios de ordem física e psicológica que podem melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes que tem o vírus HIV.
Até breve,
@Gregnani85

Referências: http://www.educacaofisicaa.net/2011/06/exercicio-fisico-combate-efeitos-do-hiv.html#.TmlgFS4HklI.twitter

O treinamento concorrente  com séries simples nos parâmetros imunológico, virológico, cardiorespiratório e muscular de indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1
Autor: Alexandre Ramos Lazarotto

domingo, 11 de setembro de 2011

Riscos para os "atletas de fim de semana"

Exercício físico esporádico, intenso e no calor pode ser um gatilho para que se manifestem doenças cardiovasculares silenciosas. Quando sobra um tempo livre, seja em um fim de semana, seja em um feriado de carnaval, o que não falta são pessoas correndo para compensar a falta de atividades em dias normais.

Antes de iniciar um exercício, o ideal é que indivíduos acima de 35 anos passem pelo menos por uma avaliação e um eletrocardiograma, mesmo que não sintam nada. É importante investigar, por exemplo, o histórico familiar. Alguém cujo pai enfartou aos 50 anos, tem sobrepeso, diabetes ou hipertensão deve ficar atento.

E estar dentro do peso não garante tranquilidade: pessoas magras também podem ter problemas. Por isso, a recomendação é fazer o teste ergométrico, que dá resultado falso negativo em apenas 2% dos casos. E o exame clínico deve ser realizado para complementá-lo.
Doenças cardíacas
As doenças cardíacas são as principais responsáveis pelas mortes súbitas na prática esportiva. Para evitar o pior, o ideal é fazer um check-up regularmente. Aqueles que já começaram a praticar exercícios devem prestar atenção a qualquer dor ou desconforto que aparecer durante a atividade, principalmente na região do tórax, pois esses sintomas podem indicar problemas cardíacos.

Segundo o chefe da seção de Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzanese, Nabil Ghorayeb, estima-se que 90% dos casos de morte súbita no esporte entre pessoas com mais de 35 anos em todo o mundo sejam causados por aterosclerose (depósito de gordura que entope as artérias coronarianas). A doença, que geralmente não apresenta sintomas, pode levar ao infarto agudo do miocárdio.

Entre os jovens, a cardiomiopatia hipertrófica (crescimento do músculo cardíaco causado por uma anomalia genética), muitas vezes também assintomática, é responsável por 56% das mortes.

A incidência de óbitos na atividade física, no entanto, é muito pequena, o que comprova que os exercícios, se bem orientados e realizados de acordo com os limites de cada um, trazem mais resultados bons do que ruins.

Um estudo americano divulgado em 2000 verificou uma taxa de mortalidade extremamente baixa: uma morte por 2,6 milhões de horas de atividades em academias. A vítimas eram principalmente homens de meia-idade, com histórico de doenças cardíacas ou fatores de risco (como obesidade e fumo), e praticantes de exercícios esporádicos.
Até breve,
@Gregnani85

Fonte:http://cardiologia.facafisioterapia.net/2011/08/exercicio-fisico-esporadico-pode-ser.html

sábado, 10 de setembro de 2011

Por que a musculação previne/trata osteoporose?

A osteoporose é uma doença que se tornou tema recorrente de pesquisas e estudos nos últimos anos.As pesquisas conseguiram detectar vários mecanismos responsáveis pela sua ocorrência e possíveis formas de tratamento.Esta doença se caracteriza por enfraquecimento dos ossos por conta da formação de porosidades causadas pela perda da densidade mineral óssea, mais especificamente do cálcio.
Os fatores que ocasionam a osteoporose são variados, mas podemos citar alguns importantes como baixa produção de alguns hormônios relacionada ao avanço da idade, inatividade física e baixa ingestão de cálcio em alguns casos.
Pesquisas também foram realizadas para determinar o efeito da prática de exercícios sobre a doença.Essas pesquisas, que atualmente já somam uma quantidade razoável, indicam que um dos exercícios mais recomendados para este distúrbio é a musculação. A razão seria pela característica do treinamento de força, que é de proporcionar "impacto" sobre a estrutura esquelética, mas o que isso quer dizer?
Os mecanismos responsáveis pela síntese e degradação de cálcio são feitos respectivamente pelos osteoblastos e osteoclastos.
Os agentes degradadores (osteoclastos), tem sua função estimulada por um hormônio, que é liberado em maior quantidade quando a concentração orgânica de cálcio é baixa, pois além de formar os ossos, o cálcio desempenha muitas funções importantes para a sobrevivência do organismo (ex:participação no processo de contração muscular, inclusive músculo cardíaco).
Em contrapartida, os osteoblastos são responsáveis pela síntese óssea a partir do cálcio que ingerimos na alimentação.Estas células são estimuladas por fatores mecânicos, dentre os quais se encaixam atividades de impacto e que geram tensão nas estruturas ósseas e musculares. O modelo de atividade que se encaixa nesse perfil é o treinamento de força, principalmente treinamentos de alta intensidade, pois o estímulo dos osteoblastos é proporcional a tensão gerada.
Até breve,
@Gregnani85
Referência:   Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                    Willian Mcardle

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Descoberto o gene da "preguiça"!

A pesquisa que deu origem a essa matéria e esse post descobriu os genes responsáveis pela ativação/expressão da enzima AMPK, que é a enzima responsável pelo controle da produção energética no organismo durante a prática de exercícios.
Essa enzima é reconhecida atualmente como uma das grandes responsáveis pela a oxidação de lipidios dentro das células por ativar mecanismos que melhoram a cinética da gordura dentro da célula, melhorando a velocidade do processo de "queima" de gordura e também ativando outras proteínas que aumentam a quantidade da organela aonde a gordura é metabolizada, a mitocondria.
Voltando ao contexto da matéria, os pesquisadores descobriram que existem grupos de ratos que tem a expressão dessa enzima diminuida pela falha na expressão nos genes descobertos, o que lhes permite ter uma capacidade de se exercitar inferior aos roedores com a expressão normal desse gene.Como sabe-se que metabolicamente somos muito parecidos com os roedores, é bem possível que esse mecanismo funcione da mesma forma em humanos.
Como coloquei no outro post sobre genética, toda essa herança genética é importante, porém, também em relação ao AMPK, o exercício físico é um excelente modulador e fator que aumenta a sua expressão quando utilizado de forma específica e intensidade adequada.
Finalmente, os resultados das pesquisas são imporantes, pois podem gerar formas de tratamentos para auxiliar pessoas que tem muita dificuldade para se exercitar por falhas desse tipo no metabolismo (obesos,asmáticos) que proporcionem a essas pessoas uma maior capacidade de realizar exercício e obter os seus benefícios!
Até breve,
@Gregnani85

Referências: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/cientista-identifica-genes-que-tornam-as-pessoas-preguicosas
                  Aula de Genética Aplicada ao Rendimento Esportivo-Prof.Luiz Carnevali

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Por que planejar o treinamento?

Introdução
O termo “Periodização” refere-se ao processo de planejamento de um treinamento a longo prazo.Ela começou a ser utilizada e difundida pelo mundo no esporte de alto rendimento, por conta do nível crescente das competições e das exigências físicas crescentes dentro de todos os esportes e, há algumas décadas, principalmente nos países reconhecidos como potências olimpicas ela é o foco das discussões e de muitos estudos tentando achar parâmetros ótimos para a confecção desses planos.
A crescente importância da periodização é tal que, antigamente falava-se do famoso “ciclo olimpico”, como o ciclo mais longo de treinamento, aonde se preparava os atletas durante 4 anos para que eles chegassem no auge nas olimpiadas.Hoje em dia, as grandes potências iniciam a preparação dos seus atletas 10 ou 12 anos antes dos jogos olimpicos alvo, o que reafirmou o conceito da periodização como um planejamento para a formação de um atleta na acepção da palavra.
Com a crescente procura das pessoas pela prática de atividades físicas, o conceito de periodização extrapolou o mundo do alto rendimento e chegou até os chamados “praticantes de atividades físicas recreacionais”
Basicamente as mesmas premissas  do alto rendimento são utilizadas para a periodização de treinamento para as pessoas “comuns”.As grandes diferenças são o tempo dedicado ao treinamento por essas pessoas e  níveis de aptidão e objetivos extremamente heterogênios quando comparamos este grupo com atletas.

 
 Como funciona?
O processo de planejamento do treinamento inicia com a colocação dos objetivos do plano e o prazo disponível para alcançá-lo.Em seguida, inicia-se a definição de fatoresobjetivo estabelecido inicialmente.
A próxima etapa, que é a mais importante e mais trabalhosa é a parte que o técnico ou professor distribui as cargas de treinamento ao longo do tempo, utilizando critérios técnicos para determinar qual momento ideal para trabalhar determinada capacidade, a hora de aumentar a intensidade do treinamento, os períodos de descanso e até periodos propositais de destreinamento.

 
 Importância
“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, porém para pessoas que  procuram praticar atividades físicas com algum objetivo, e não precisa ser disputar as olimpíadas, um planejamento fará toda a diferença, pois com certeza a chance de se alcançar os objetivos e de manter a motivação é maior. Afinal cada novo passou ou novo desafio enfrentado no treinamento tem uma razão de existir e está vinculado a um objetivo maior que será provavelmente alcançado, pois a periodização de treinamento e suas metodologias tem eficácia comprovada cientificamente.
Falando agora como profissional, a periodização tem importância vital para nós, pois através do conhecimento de suas variáveis podemos ter uma garantia maior que nossos alunos vão conquistar seus objetivos e que por consequência continuarão sendo nossos alunos.
Até breve,
@Gregnani85  
 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Quinze minutos de atividade física aumenta 3 anos de vida!

Pesquisa realizada na Ásia demonstra a importância e os níveis de benefício que as pessoas podem obter realizando uma pequena quantidade de atividade física.No estudo em questão, realizado com uma amostra relativamente grande, constatou-se uma sobrevida de três anos a mais para o grupo que realizava atividades físicas por um período de 15 minutos.
Outro fato que chama atenção é que, nesse estudo, a atividade física realizada foi uma simples caminhada com uma intensidade considerada baixa.
Portanto quando comparadas  com pessoas que não fazem atividade alguma, uma caminhada de 15 minutos, que significaria uma pequena mudança de hábito, pode ter uma grande influencia no bem estar das pessoas, mesmo sem levar em conta outros fatores como alimentação, estresse, idade e sexo.
Estes dados devem servir de estímulo para que as pessoas que ainda não incorporam atividade física no seu dia-a-dia, disponibilizem um tempo, que seja um pequeno período de 15, 20 minutos de um dia que possui 24 horas para cuidar da sua saúde e melhorar a qualidade de vida e para que os praticantes regulares ou nem tão regulares assim mantenham ou aumentem a sua assiduidade na prática dos exercícios.
Até breve,
@Gregnani85

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aminoácidos:Funções e Suplementação

Os aminoácidos são substâncias químicas que possuem na sua estrutura química átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, assim como as gorduras e os carboidratos e um elemento “extra”, o nitrogênio.
Eles são divididos em 2 grupos:essenciais e não-essenciais, o primeiro grupo se refere ao grupo de aminoácidos que não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação, já o segundo grupo é produzido no corpo a partir de outras substâncias.
A função básica e primordial dos aminos é a de formar todas as proteínas,inclusive   as constituintes da massa muscular.Além dessa função primária, os aminoácidos ingeridos podem ser utilizados prontamente como energia, transformados em glicose ou armazenados na forma de gordura corporal.
Inspirados pela filosofia do “quanto mais, melhor” que é a lógica que é utilizada para justificar a utilização dos suplementos de forma geral, começaram a oferecer os aminoácidos como suplementos indicados para quem está interessado em aumentar a massa muscular.
Outro principio que governa os suplementos, é o do “mínimo esforço”, então os aminoácidos eram/são comercializados já isolados e pré-digeridos, prontos para serem absorvidos pelo seu trato intestinal.
O primeiro princípio não funciona com os aminoácidos, assim como não funciona para as proteínas porque esses componentes não são armazenados em grandes quantidades no corpo, e a única “saída” para o organismo quando ocorre excesso destes é eliminá-lo pela urina, o que pode acarretar uma grande sobrecarga dependendo do tamanho do exagero ou armazenar esse excesso em forma de gordura, outro processo que é organicamente dispendioso.
O segundo princípio infelizmente também não é verdadeiro, já que nosso corpo ou melhor, nosso trato intestinal não consegue absorver boa parte desses aminoácidos exatamente por conta de eles estarem isolados e não agrupados.
Então falando especificamente de aminoácidos isolados, não existe nenhum embasamento cientifico que valide a hipótese da utilização destes suplementos em praticantes de atividade física promover qualquer tipo de benefício diretamente no ganho de massa muscular.
O que podemos aprender com isso?Tomar cuidado quando elaboramos ou tomamos como verdadeiras explicações simplistas sobre certos processos fisiológicos, por que as coisas muitas vezes não funcionam como imaginamos ou como gostaríamos que elas funcionassem.
Neste post tratei de forma geral sobre os aminoácidos, em próximas oportunidades tratarei de dois aminoácidos especificamente:grupo BCAA e glutamina.
Até breve,
@Gregnani85 

Referências
Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
Willian Mcardle