quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Hormônios e regulação da fome no período noturno

Uma pesquisa realizada na Unicamp pode ter encontrado uma resposta biológica para um fato estranho e teoricamente ilógico.A maioria das pessoas sentem mais fome a noite, o que se apresenta como um obstáculo a ser superado para aqueles que estão em dieta para manutenção ou perda de peso,já que a maior sensação de fome aliada ao metabolismo mais lento noturno é uma combinação pouco interessante para essas pessoas.
A pesquisa em questão analisou o comportamento dos hormônios gástricos responsáveis pela sensação de saciedade (GLP-1, PY-B36) e a grelina, responsável pela sensação de fome em dois grupos de trabalhadoras, o pessoal do turno diurno e do noturno.
Depois de equalizar todos os fatores comportamentais para eliminar a interferência dessa variável, eles procederam a análise dos 3 hormônios antes da ingestão das refeições e 3 horas após as refeições.
Os resultados do estudo demonstraram cinéticas idênticas para a maioria dos hormônios, exceto para as concentrações de grelina, que no grupo noturno não foi suprimida após as refeições, como ocorre no grupo que trabalhou no horário diurno.
A aplicação prática dessa pesquisa pode ser dada tanto para pessoas que se enquadram na categoria de trabalhadores noturnos quanto para as pessoas que tem hábitos “noturnos”.A demonstração de que existem mais fatores biológicos que comportamentais interferindo nesse processo pode fazernos pensar em quais possibilidades temos para contornar estes mecanismos hormonais.
Uma possibilidade ou sugestão para enganar o organismo é procurar ingerir alimentos com grande quantidades de fibras, principalmente conforme a noite vai chegando, pois estes alimentos retardam o esvaziamento gástrico, fator este que interfere na liberação da grelina.Além disso, estratégias comportamentais que possam auxiliar a biologia como alimentar-se com intervalos curtos e regulares são sempre bem-vindas!
Até breve,
@Gregnani85
Referências: Exercício, Emagrecimento e Intensidade do Treinamento
                     Luiz Carlos Carnevali Junior
                     
                     Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                     Willian Mcardle
                     
                     http://www.educacaofisica.com.br/noticias/alteracao-hormonal-provoca-ganho-de-peso-em-trabalhadores-noturnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário