segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte3)

Termoregulação, sucesso em resistência e caçada persistente
Alguns dos motivos mais importantes para sermos tão bons em resistência está relacionado a termoregulação. Nós somos bípedes (o que nos torna mais lentos), mas a linearidade é vantajosa em nos auxiliar a perder calor e absorver menos radiação solar.Nós somos pequenos, temos menos pêlos, e o mais importante, nós podemos transpirar.
Isso permite que nos exercitemos em cargas de trabalho muito longas sem alcançar o que agora é conhecido por ser o fator que nos leva a fadiga, ou seja, um ponto crítico de temperatura.Isso é um fato também para outros animais que também são forçados a parar o exercício, porém, em uma temperatura mais baixa.E os animais realmente não perdem calor enquanto correm-eles tem que se chacoalhar para perder calor, o que não é possível enquanto se exercitam.Então, correndo na mesma velocidade, nós temos uma grande vantagem térmica.
Tudo isso combinado encabeça a teoria da caçada persistente, aonde os humanos são hábeis para caçar por ultrapassar a presa pretendida após horas e não segundos.Existem alguns poucos vídeos demonstrando isso-o caçador seleciona para caçar a parte mais quente do dia, e então identifica o maior animal e corre após esse processo.Após poucos segundos, não há confronto, e o caçador apenas continua correndo, levando o animal para longe da sombra e o colocando contra o sol.
Isso continua por horas, mas eventualmente, a fisiologia vence e o animal alcança a temperatura crítica.Se você já prevê o que acontece nesse ponto, você imagina a cena-o animal cambaleia como se estivesse bêbado, perdendo o controle motor e eventualmente, ele simplesmente “congela” completamente, caindo diante do caçador que irá matá-lo.
Qual a relevância de tudo isso, você pode estar se perguntando.Bem, isso encabeça a teoria da corrida descalço, pois os autores argumentam que os humanos foram feitos para longas distâncias-esse é o estado essencial e “normal”. Por extensão, utilizar calçados é “anormal”, e então devemos retornar ao que nós fomos criados para ser-corredores de longa distância sem tênis.E neste ponto, é que começam a aparecer as evidencias.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte:Traduzido de http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário