sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte6)

O problema:nem todos os estilos de corrida descalço são iguais, e as  são extremas
Então, a questão está resolvida certo?O melhor caminho a tomar é correr descalço, não?Teoricamente, sim.O problema é que esta mudança dos calçados para correr descalço envolve um risco significante e o estudo desse autor demonstrou as razões.
O fato é que se você não tiver cuidado,  sua nova escolha aumentará o nível de carga e as forças de impacto, porque você corre mal sem a elasticidade que dissipa as forças no calçado.Então o que temos é que as pessoas que correm habitualmente com calçados colocam seu apoio sob os calcanhares.
Já quando se fala em pessoas com o hábito de correr descalças, se observa que cerca de 90% correm com o apoio no antepé ou no meio do pé e usufruem dos benefícios da eliminação do impacto.
Porém, quando se analisa um grupo de pessoas que não está acostumado a correr descalço realizando o exercício nessas condições, 83% deles que estão acostumados com o apoio nos calcanhares utilizado nos calçados mantém esse mesmo apoio quando estão correndo descalços.
As mensurações desse grupo demonstram que as forças de impacto a que eles são submetidos são as maiores entre os três grupos.Mas a maior diferença vem quando se analisa para a transição de impacto e o nível inicial de carga.
Como mencionado anteriormente, se você corre descalço e não está acostumado a isso, o seu apoio se encontra nos calcanhares.E o resultado dessa combinação é um nível de sobrecarga/impacto sete vezes maior que correndo com calçados no mesmo terreno.
Se a teoria nos mostra através de estudos que a transição de impacto e o nível de sobrecarga estão relacionados com um maior risco de lesões, então o que isso mostra é que pessoas acostumadas com calçados que vão correr descalças(talvez seguindo o que ouviram alguém falar) estão se expondo a um alto risco de lesão como resultado de um aumento muito grande da sobrecarga.
Então aqui está o primeiro problema-a proposta de redução do risco de lesão(que faz sentido) é dependente da técnica.Se você possuí-la, e isso significa se  apoiar no antepé, a transição de impacto e o nível de sobrecarga será menor.Mas se correr da forma errada, as consequências podem ser sérias (apesar de mais pesquisas serem necessárias neste ponto).
Até breve,
@Gregnani85
Fonte:Traduzido de http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário