quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Caminhada versus Corrida

A caminhada e a corrida são 2 das formas de exercícios que são muito próximas, e estão entre as  mais praticadas e indicadas por conta da facilidade aparente tanto da sua execução como exercício físico quanto como pela facilidade para encontrar um lugar para a sua prática, já que a imensa maioria dos locais oferece algum terreno em que estes exercícios podem ser realizados.
Técnicamente falando, as 2 modalidades se encaixam na categoria dos exercícios com sustentação do peso corporal, o que significa dizer que durante todo o transcorrer do tempo, temos a força da gravidade atuando sobre e de certa forma contra o movimento.
Por conta deste fato, o gasto calórico nesses exercícios tem relação direta com a massa corporal das pessoas, assim como do ponto de vista articular, uma pessoa mais pesada tem uma sobrecarga articular maior.Além da relação com o peso corporal, o gasto calórico é influenciado pela velocidade do deslocamento, portanto quanto mais rápido, mais calorias são consumidas.
Do ponto de vista metabólico, as caminhadas tem um gasto energético proporcional maior de lipidios em relação a corrida, porém a corrida tem um gasto calórico total maior por maior ativação adrenérgica, maior utilização de carboidratos e comparativamente seria muito mais efetiva para emagrecimento.
Dessa forma, a caminhada é uma atividade que deve ser vista como uma forma de transição quando o intuito é emagrecer e obter benefícios relacionados a saúde a longo prazo, pois sua eficácia muitas vezes é limitada.
Nosso corpo funciona a base de adaptação, o que exige estímulos diferentes e progressivos, o que não será sustentado pela caminhada, já que após um período de prática, as alternativas para aumentar a sobrecarga neste exercício tornam-se muito limitadas.
Para pessoas que não conseguem correr longos períodos de tempo, o treino intervalado, que pode ser realizado alternando períodos de corridas com pausas ativas nas caminhadas é uma boa opção, pois permite que se treine numa intensidade mais alta e tem se demonstrado tão ou mais efetivo que treinamentos contínuos para emagrecimento.
É importante ressaltar que pessoas com determinadas patologias,como hérnias de disco por exemplo, devem optar primariamente pela caminhada, por conta do impacto sobre a coluna vertebral, que é muito maior nas corridas do que nas caminhadas.
Até breve,
@Gregnani85
Referências:Exercício, Emagrecimento e Intensidade do Treinamento
                     Luiz Carlos Carnevali Junior

                     Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                     Willian Mcardle

Nenhum comentário:

Postar um comentário