sábado, 29 de outubro de 2011

Hidroginástica pode auxiliar a combater osteoporose

Uma nova proposta de aula de hidroginástica criada pelos pesquisadores da Unifesp segue a tendência atual de priorizar a intensidade dos trabalhos físicos mais do que a sua duração ou seja, seu volume para promover benefícios.
Este novo programa foi elaborado para tentar resolver um “déficit” que a hidroginática apresentava em combater e prevenir o aparecimento da osteoporose, já que os estudos realizados com programas tradicionais de hidro, caracterizados por um alto número de repetições e uma intensidade relativamente mais baixa não conseguem apresentar resultados convincentes no que diz respeito a essa moléstia óssea.
A nova proposta tem uma característica de estímulos de alta intensidade para a musculatura seguidos de períodos de pausa relativamente extensos para garantir que os idosos consigam manter a intensidade e não promova uma sobrecarga cardíaca muito significativa.
Os primeiros resultados demonstraram ser promissores quando os pesquisadores compararam um grupo de mulheres que praticou a hidro por seis meses e um outro grupo controle.
O grupo que se exercitou apresentou um aumento na força de músculos de todos os  segmentos corporais, bem como uma diminuição significativa na incidência de quedas, fator importante para inferir que houveram melhoras significativas em outras capacidades/habilidades físicas que envolvem a força, como o equilíbrio corporal, tempo de reação, que são fatores que previnem a ocorrência de quedas.
Além disso, apesar de esses dados não terem sido coletados neste estudo, pode-se também inferir uma possível melhora na densidade óssea por meio de um possível aumento na massa muscular, que é um dos fatores que estimulam a síntese óssea.Porém vale ressaltar que o meio líquido apresenta uma grande limitação no que diz respeito a aumentos do conteúdo mineral ósseo por conta do baixo impacto característico de práticas aquáticas.
Apesar de mais estudos serem necessários para confirmar a “superioridade”  de um trabalho de hidroginástica de alta intensidade, os resultados iniciais vem de encontro ao raciocínio atual de uma corrente de profissionais que preconiza mas a qualidade do estímulo do que a quantidade de estímulo para obter os resultados que nossos alunos procuram na prática de atividades físicas.
Até breve,
@Gregnani85
Referências: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/hidroginastica-2-0-ajuda-a-evitar-risco-ligado-a-osteoporose
                   Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                   Willian Mcardle

Nenhum comentário:

Postar um comentário