quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Exercício e Doença Mitocondrial

Doenças ou distúrbios mitocondriais são problemas de origem  genética, que podem afetar genes responsáveis pela produção/quantidade de enzimas oxidativas responsáveis pelo funcionamento da organela ou outros ligados a cadeia de transporte de elétrons.
O principal efeito de um distúrbio mitocondrial é a baixa produção de ATP pela via aeróbica.Por conta da baixa eficiência desse sistema, ocorre um aumento na produção de radicais livres, assim como um aumento na produção de lactato.Esses fatores descritos acima são responsáveis por uma intolerância a prática de exercícios, aparecimento de dores musculares, além de serem responsáveis por distúrbios em diversos órgãos.
Os benefícios da prática de exercícios para pacientes com esse tipo de distúrbio estão ligados principalmente a ativação das células satélites, pois isto leva a biogenese de novas mitocondrias saudáveis.Assim, ocorre progressivamente uma renovação celular, já que aos poucos as organelas danificadas são removidas, dando lugar a novas células.
Em relação ao tipo de exercício, trabalhos aeróbicos e trabalhos de força de intensidades moderadas tem proporcionado bons resultados ao mesmo tempo que proporcionam um nível de segurança aceitável para pacientes em diferentes estágios dessa doença.
Até breve,
@ Gregnani85
Referências:Simpósio Internacional de Ciências do Esporte
                  Conferência "Exercício e Doença Mitocondrial"-Mark Tarnopolsky

Um comentário:

  1. Parabéns por compartilhar esta informação sobre doença mitocondrial. Tenho uma irmã portadora que está desde 06/2011 na UTI devido complicações respiratórias. O quadro dela revela uma maior debilidade devido ao predomínio de mitocondrias defeituosas.
    Abraço,

    ResponderExcluir