terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aminoácidos:Funções e Suplementação

Os aminoácidos são substâncias químicas que possuem na sua estrutura química átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, assim como as gorduras e os carboidratos e um elemento “extra”, o nitrogênio.
Eles são divididos em 2 grupos:essenciais e não-essenciais, o primeiro grupo se refere ao grupo de aminoácidos que não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação, já o segundo grupo é produzido no corpo a partir de outras substâncias.
A função básica e primordial dos aminos é a de formar todas as proteínas,inclusive   as constituintes da massa muscular.Além dessa função primária, os aminoácidos ingeridos podem ser utilizados prontamente como energia, transformados em glicose ou armazenados na forma de gordura corporal.
Inspirados pela filosofia do “quanto mais, melhor” que é a lógica que é utilizada para justificar a utilização dos suplementos de forma geral, começaram a oferecer os aminoácidos como suplementos indicados para quem está interessado em aumentar a massa muscular.
Outro principio que governa os suplementos, é o do “mínimo esforço”, então os aminoácidos eram/são comercializados já isolados e pré-digeridos, prontos para serem absorvidos pelo seu trato intestinal.
O primeiro princípio não funciona com os aminoácidos, assim como não funciona para as proteínas porque esses componentes não são armazenados em grandes quantidades no corpo, e a única “saída” para o organismo quando ocorre excesso destes é eliminá-lo pela urina, o que pode acarretar uma grande sobrecarga dependendo do tamanho do exagero ou armazenar esse excesso em forma de gordura, outro processo que é organicamente dispendioso.
O segundo princípio infelizmente também não é verdadeiro, já que nosso corpo ou melhor, nosso trato intestinal não consegue absorver boa parte desses aminoácidos exatamente por conta de eles estarem isolados e não agrupados.
Então falando especificamente de aminoácidos isolados, não existe nenhum embasamento cientifico que valide a hipótese da utilização destes suplementos em praticantes de atividade física promover qualquer tipo de benefício diretamente no ganho de massa muscular.
O que podemos aprender com isso?Tomar cuidado quando elaboramos ou tomamos como verdadeiras explicações simplistas sobre certos processos fisiológicos, por que as coisas muitas vezes não funcionam como imaginamos ou como gostaríamos que elas funcionassem.
Neste post tratei de forma geral sobre os aminoácidos, em próximas oportunidades tratarei de dois aminoácidos especificamente:grupo BCAA e glutamina.
Até breve,
@Gregnani85 

Referências
Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
Willian Mcardle

2 comentários:

  1. Olá Professor Marcos, bem interessante a matéria. Gostaria se possível que você esclarece as minhas dúvidas. Quando realmente se faz necessário o uso de aminoácidos ? Tem algum parâmetro para se prescrever o uso ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá funcional, alguns aminoácidos como a Glutamina e os BCAAs podem ser utilizados em determinadas situações para fins específicos, nos próximos posts tratarei desses dois compostos...
    Obrigado pela pergunta!

    ResponderExcluir