quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Radicais livres e controle do apetite

A pesquisa que é referência para o post de hoje ilustra como o equilíbrio do nosso organismo, conhecido tecnicamente como homeostase é um processo extremamente complexo e dinâmico.
O estudo em questão, realizado nos Estados Unidos, descobriu que existe uma relação entre a concentração de radicais livres na região do hipotálamo, que é  responsável por regular diversos processos corporais, e as sensações de fome e saciedade.
A experiência foi realizada com ratos obesos, e detectou que aqueles em que era promovido um aumento na concentração desses radicais tinham uma inibição do apetite.Isso abriria a possibilidade de discussão de algum tipo novo de terapia anti-obesidade com base nos radicais livres.
Porém, é importante salientar que os radicais livres, cuja formação é um processo natural no organismo e pode estar aumentada em virtude de diversos fatores como estresse e tabagismo por exemplo, causa diversos danos a saúde e está ligado diretamente ao processo de envelhecimento.
Uma outra forma de aumentar a produção de radicais livres é a prática de exercícios físicos, porém a grande vantagem é que as defesas anti-oxidantes do nosso organismo aumentam para acompanhar e evitar problemas, o que não ocorre quando os radicais livres são formados por outras vias.
Este último tópico me faz pensar na possibilidade de haver alguma ligação entre os radicais livres, mesmo que de forma indireta e o aumento na sensação de saciedade e/ou diminuição do apetite induzida por algumas formas de exercício.Sobre essa possibilidade, vou pesquisar algo e se encontrar vou compartilhar com vocês!
Resumindo, a ciência é fascinante porque a cada nova pesquisa, é possível mudar e/ou quebrar vários paradigmas, pois substâncias como os radicais livres, que eram vistas como um dos grandes vilões no corpo humano estão sendo reconhecidas agora como benéficas em algumas situações desde que estejam na hora e lugar certo dentro do organismo.
Até breve,
@Gregnani85
Referência:http://www.educacaofisica.com.br/noticias/radicais-livres-sao-cruciais-no-controle-do-apetite
                  Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                  Willian Mcardle


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário