quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Suplementação Esportiva-Parte 1

Resolvi dedicar o primeiro post do meu blog ao tema de suplementação porque desde que comecei a trabalhar na área de musculação/condicionamento físico, e isso já faz 8 anos, creio que 80% das perguntas que meus alunos fazem infelizmente diz respeito a este assunto.
Disse “infelizmente” não por que não gosto de responder perguntas ou não gosto de tratar desse assunto especificamente, muito pelo contrário, inclusive meu TCC da graduação tratou de suplementação com o então “desconhecido” N.O (óxido nítrico).A minha insatisfação com a recorrência dessas perguntas é pela inversão de valores ou de prioridades que está implicita nelas.
A base para termos benefícios relacionados a prática de atividades físicas consiste na sua própria prática devidamente orientada, o empenho com o qual nos dedicamos a executá-la e a disciplina em relação a fatores outros que influenciam muito no desempenho como o repouso e a alimentação.
Muitas vezes, quando os alunos vêm perguntar o que devem tomar, eles estão atrás de respostas ou “fórmulas mágicas” que farão o trabalho por eles sem que eles precisem se esforçar para atingir os objetivos, como se o suplemento fosse o ponto central.
Então, nesse primeiro post vou tratar de alguns pontos que eu vou chamar de “reflexões sobre os suplementos”:
1º-suplementação sem treino não adianta nada, você não vai ver ninguem que tomou e ficou em casa e teve resultado, portanto, o treino é o mais importante!
2º-em outro post vou tratar isso melhor, mas é sempre bom avaliar se você tem necessidade de utilizar suplementação ,quem pode te ajudar com isso??um profissional da área de nutrição.
3º-suplementos não fazem milagres,eles podem vir a auxiliar em situações determinadas, porém se fossem tão “poderosos” como a propaganda muitas vezes diz, seriam proibidos pela agência anti-doping.
4º-cuidado com os suplementos que realmente fazem milagres, é possível que haja mais coisa lá do que consta no rótulo.
Nos próximos posts pretendo detalhar alguns pontos gerais sobre suplementos e em seguida apresentar um pouco do que diz a ciência em relação aos benefícios dos suplementos mais utilizados.
Até breve!

3 comentários:

  1. Interessante o post. É comum as pessoas recorrerem aos profissionais da área de saúde buscando milagres. Como fisioterapeuta preciso sempre orientar meus pacientes que boa parte da melhora depende do empenho e disciplina deles. Precisamos estar atentos a promessas de resultados milagrosos, pois na prática os bons resultados vem com esforço e uma boa orientação profissional.

    ResponderExcluir
  2. eh marcão... essa eh a realidade... suplemento não faz milagre... o importante é ter um bom treino e não achar que resultado vem do dia pra noite... e é importante o aluno se informar não apenas sobre suplementação mas sobre treinamento também para que possa discutir melhor com seu professor afim de maximizar seus resultados... eh isso ai meu caro... muito do que sei aprendi com voce!!! abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários e pelas visitas!Muito bem colocado por você Funcional a questão de dividir a responsabilidade com os pacientes/clientes isso ajuda na execução do trabalho e melhora os resultados obtidos.
    m_ferracini, acredito que quanto mais nos informamos, mas nos engajamos no que estamos fazendo, fico muito feliz em ler que consegui "ensinar" algo do que sei pra alguém, para um professor essa é a maior recompensa!
    abçs

    ResponderExcluir