segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Exercício físico combate efeitos do HIV

A prática de atividades físicas transforma-se cada vez mais em instrumento de promoção de saúde não só pelo seu potencial preventivo, que é já bem conhecido da comunidade científica, como também mais recentemente pelo seu potencial terapêutico no tratamento e atenuação de prejuízos causados ao corpo por diversas doenças e pelas medicações utilizadas nos tratamentos.
Nesse sentido, a Prefeitura de São Bernardo do Campo mantém a cerca de 1 ano um programa de atividades físicas especializado no atendimento de pessoas com o vírus HIV.O espaço consiste em aparelhos de musculação, como em uma academia tradicional, aonde os paciente realizam trabalhos para combater um dos efeitos colaterais do tratamento do vírus, a lipodistrofia, que provoca desequilíbrios no conteúdo de gordura corporal e sua distribuição.
O programa tem obtido bons resultados com os 68 pacientes participantes, tanto para combater esse problema que é o alvo primário, quanto para aumentar e manter a massa muscular desses pacientes.Outro fator muito importante em que o programa está sendo efetivo é na melhora da auto-estima e integração social promovida entre os pacientes.
Uma grande preocupação quando se fala em prática de exercício e pacientes com HIV é em relação aos efeitos da atividade física sobre o sistema imunológico destes pacientes, já que sabidamente eles possuem uma fragilidade e o exercício físico tem como efeito agudo promover uma queda do sistema imune.
Porém, assim como no programa citado acima, uma pesquisa realizada utilizando treinamento concorrente por 12 semanas, com uma intensidade crescente, só obteve como resultados a melhora da aptidão física geral dos indivíduos.
Importante ressaltar a relevância deste resultado, pois, uma alegação clássica para a utilização do treinamento concorrente é o seu efeito potencial de sobrecarga que pode resultar no fenômeno do overtraining, que pode se manifestar,dentre outras formas, por uma debilidade no sistema imunológico.
Em resumo, parece que um treinamento bem planejado e com a distribuição adequada das cargas de treino pode trazer benefícios de ordem física e psicológica que podem melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes que tem o vírus HIV.
Até breve,
@Gregnani85

Referências: http://www.educacaofisicaa.net/2011/06/exercicio-fisico-combate-efeitos-do-hiv.html#.TmlgFS4HklI.twitter

O treinamento concorrente  com séries simples nos parâmetros imunológico, virológico, cardiorespiratório e muscular de indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1
Autor: Alexandre Ramos Lazarotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário