quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Índice Glicêmico (IG)

O índice glicêmico (IG) proporciona uma medida da velocidade com que o conteúdo de glicose dos alimentos que consumimos cai na corrente sanguínea e chega nos tecidos, ou seja dentro das células.
Este índice é obtido de forma indireta pela medida da resposta insulínica a uma determinada quantidade de alimento em um dado  tempo, relativamente a um conteúdo de 100 g de glicose.A partir disso, se obtém um “ranking” ou uma classificação dos alimentos, posicionando-os em três faixas para a resposta a insulina:alto IG, médio IG e baixo IG.
A composição química dos carboidratos é o fator que influencia seu IG, independente do tamanho das cadeias de carbono.Assim, carboidratos que tem um maior teor de fibras alimentares por exemplo, tem um IG mais baixo do que alimentos refinados.
Conhecer o índice glicêmico dos alimentos é importante por diversas razões que podem ser relacionadas tanto a questões de saúde quanto a prática de exercícios.A insulina, que é o hormônio responsável pela entrada da glicose nas células, e como vimos alguns alimentos causam respostas maiores desse hormônio e outros uma resposta bem mais discreta.
Altas concentrações de insulina frequentes no organismo podem causar o aparecimento da temida resistência a insulina, que pode iniciar um quadro de diabetes.Outro ponto que deve ser levado em conta, é que a insulina acaba por diminuir a “queima” de gordura,o que pode favorecer ao acúmulo de quantidades excessivas de lipídios no organismo.
Em relação ao exercício, é fato que devemos consumir algum tipo de carboidrato 1 hora antes de nos exercitarmos para prover a energia necessária, porém, temos que ficar atentos ao IG do carboidrato, pois alimentos com um alto IG poderão ocasionar uma hipoglicemia de rebote (baixo açúcar no sangue), o que será extremamente prejudicial para o desempenho no exercício.
Em compensação, se o seu objetivo for se recuperar de um treino intenso, nada melhor do que utilizar alimentos com IG de moderado a alto, pois a reposição dos estoques de glicogênio muscular e hepático será muito mais rápida.
Resumindo, o IG é mais um exemplo do quanto a nutrição é importante para manter/melhorar a saúde e melhorar nosso desempenho na prática dos exercícios.
Link da tabela de IG:http://www.diabetes.org.br/attachments/212_Tabela_de_IG.pdf
Até breve,
@Gregnani85

Referência:Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
Willian Mcardle

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário