sábado, 3 de setembro de 2011

Influência da genética no controle do peso corporal

E mais um estudo vem corroborar a influencia da genética no controle do peso.Em reportagem publicada em um jornal britânico, foram anunciados os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo  identificar geneticamente a razão de algumas pessoas poderem comer o quanto quiser e não engordar nenhuma grama.
A pesquisa foi publicada na revista  Nature, um dos periódicos com maior relevância mundial em pesquisa científica e mapeou 2 pares de cromossomos que tem a função de controlar o acumulo de peso e descobriu-se que as pessoas que tem esses cromossomos inativos tem 43% de chance de se tornar obesos mórbidos.
Por outro lado, existem pessoas, na proporção de 1 a cada 2000 que tem esses genes duplicados, o que lhes proporciona 23 vezes no caso de homens e 5 vezes no caso das mulheres mais chances de ficar abaixo do peso.
Com o avanço da ciência, principalmente no mapeamento genético, já se sabe que a genética influencia em cerca de 55% das características que possuímos.Em alguns casos, como no de desenvolvimento de obesidade por exemplo, além da atuação específica desses pares de cromossomos citados  pela pesquisa, sabemos que existem outros fatores que são determinados geneticamente que influenciam nesse processo.
Os outros 45% de nossas características são modulados por hábitos de saúde, ambiente,drogas e o exercício físico, que vem tendo sua influencia na modulação genética comprovada por diversas pesquisas.
Portanto, é importante  reconhecermos a importância da nossa carga genética, porém ela não deve ser encarada como uma “sentença” para as pessoas que não foram “privilegiadas” nem uma garantia de boa saúde para as pessoas que tem uma boa genética sem esforço próprio e os devidos cuidados.
Até breve!
@Gregnani85  

Referências
http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/9/magrelos_tem_genes_duplicados_que_os_mantem_abaixo_do_peso_189534.html
Aula: Genética Aplicada ao Rendimento-Prof. Luiz Carnevali

2 comentários:

  1. grande marcão!!!
    mais um post ótimo meu velho!!! eh isso ai... genética não é tudo, essa coisa de vou ser sempre desse jeito por causa da genética é coisa de quem não tem vontade nem instrução para conseguir o que quer.
    Uma sugestão pro próximo post ai... periodização do treinamento.

    abs

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo elogio e pelo prestigio!!!com certeza a genética é uma das desculpas que as pessoas usam para já justificar que não vão conseguir.....
    boa sugestão,em breve vem o post sobre periodização!
    abç!

    ResponderExcluir