terça-feira, 20 de setembro de 2011

Coluna vertebral e exercícios físicos no período da manhã

Todos nós já ouvimos dizer que fisiologicamente o melhor período do dia para realizar atividade física é o período da manhã.Da mesma forma, todos nós já ouvimos falar que no período da manhã, logo que acordamos, estamos mais “altos” que no período noturno....mas por que?
Tratando do ponto de vista da coluna vertebral, a justificativa para o período da manhã ser mais indicado para o treinamento é a mesma que justifica a nossa maior estatura.O que ocorre é que pela manhã, logo ao acordar, nossos discos vertebrais estão mais hidratados por conta de termos passado 6,7,8 horas deitados, em uma posição que nossa coluna não sofre a ação da gravidade.Durante o dia, sofremos constantemente o impacto da força da gravidade, o que provoca o achatamento dos discos intervertebrais e uma perda consequente de estatura.
Além disso, é bom lembrar que nossos discos são amortecedores naturais, responsáveis por poupar nossas vértebras de choques constantes, preservando assim a estrutura dos ossos da coluna.Portanto, é presumível que um disco melhor hidratado amorteça mais impactos e pensando no fato que todas as nossas práticas, inclusive o exercício físico causam impacto sobre as vértebras, um treino realizado logo ao amanhecer pouparia a nossa coluna.
Esta afirmação é verdadeira para pessoas com discos vertebrais saudáveis, porém para pessoas que possuem protusões/hérnias discais, é contra-indicado fazer exercícios nesse período, pois o maior volume hídrico dentro do disco pode “vazar” pela protusão/hérnia, podendo provocar pinçamentos de nervos.
Até breve,
@Gregnani85
Referência: Aula EXERCÍCIOS POSTURAIS NA SAÚDE, ENVELHECIMENTO E DOENÇA: AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO.
                   Professor:Maria Claudia Vanicola

2 comentários:

  1. Mas qual é a nossa estatura real a de manhã ou a de noite

    ResponderExcluir
  2. Debilson,exemplo: se eu indivíduo mede 1,70 a noite e de manhã ele está com 1,71. Ele pode falar que sua altura e 1,71, já que ele atinge essa estatura em alguma parte do dia. Mais a altura original dele e 1,70.

    ResponderExcluir