sábado, 10 de setembro de 2011

Por que a musculação previne/trata osteoporose?

A osteoporose é uma doença que se tornou tema recorrente de pesquisas e estudos nos últimos anos.As pesquisas conseguiram detectar vários mecanismos responsáveis pela sua ocorrência e possíveis formas de tratamento.Esta doença se caracteriza por enfraquecimento dos ossos por conta da formação de porosidades causadas pela perda da densidade mineral óssea, mais especificamente do cálcio.
Os fatores que ocasionam a osteoporose são variados, mas podemos citar alguns importantes como baixa produção de alguns hormônios relacionada ao avanço da idade, inatividade física e baixa ingestão de cálcio em alguns casos.
Pesquisas também foram realizadas para determinar o efeito da prática de exercícios sobre a doença.Essas pesquisas, que atualmente já somam uma quantidade razoável, indicam que um dos exercícios mais recomendados para este distúrbio é a musculação. A razão seria pela característica do treinamento de força, que é de proporcionar "impacto" sobre a estrutura esquelética, mas o que isso quer dizer?
Os mecanismos responsáveis pela síntese e degradação de cálcio são feitos respectivamente pelos osteoblastos e osteoclastos.
Os agentes degradadores (osteoclastos), tem sua função estimulada por um hormônio, que é liberado em maior quantidade quando a concentração orgânica de cálcio é baixa, pois além de formar os ossos, o cálcio desempenha muitas funções importantes para a sobrevivência do organismo (ex:participação no processo de contração muscular, inclusive músculo cardíaco).
Em contrapartida, os osteoblastos são responsáveis pela síntese óssea a partir do cálcio que ingerimos na alimentação.Estas células são estimuladas por fatores mecânicos, dentre os quais se encaixam atividades de impacto e que geram tensão nas estruturas ósseas e musculares. O modelo de atividade que se encaixa nesse perfil é o treinamento de força, principalmente treinamentos de alta intensidade, pois o estímulo dos osteoblastos é proporcional a tensão gerada.
Até breve,
@Gregnani85
Referência:   Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                    Willian Mcardle

2 comentários:

  1. Legal este post Prof. Isto me fez pensar na importância de um trabalho interdisciplinar. Pois as vezes pacientes com osteoporose por conta de alguns problemas músculo-esqueléticos buscam o fisioterapeuta, cabe nós como profissionais também encaminhá-los a um prof. de educação físca.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza,é preciso concientizar essas pessoas da importancia de fazer atividades fisicas de impacto para frear a degeneração e ressaltar que esse trabalho é perfeitamente seguro e possível de ser executado.

    ResponderExcluir